Imprimir PDF

55% dos universitários se sentem seguros para o mercado, diz pesquisa

Pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil com 300 estudantes universitários revela que 55% deles estão satisfeitos e sentem- se seguros para começar a fazer estágio. Desse número, 36% afirmam que dentro da sua grade curricular estão incluídas aulas práticas e teóricas com foco em carreira e na sua área de atuação e 19% acreditam estar preparados graças a atividades extracurriculares como palestras, cursos e seminários promovidos pela instituição.



Por outro lado, 28% dos entrevistados acreditam que sua instituição de ensino não os prepara para o ambiente profissional e 17% dizem que seu curso é totalmente voltado para a área acadêmica.



Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Caio Infante, os números mostram que as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas em preparar seus alunos para o mercado de trabalho, mas isso, porém, ainda não é suficiente. “Quando realizamos processos seletivos para estágio ou trainee observamos que muitos candidatos não têm, por exemplo, conhecimento da rotina de um escritório. Mas isso está mudando. Muitas instituições de ensino estão incluindo em sua grade curricular disciplinas que abordam temas relacionados a comportamento, networking, liderança, entre outros, fundamentais para lidar melhor com o ambiente corporativo”, diz.



Dicas


Para estudantes que ainda não se sentem preparados para enfrentar a rotina profissional e que querem se preparar melhor para ingressar no mundo corporativo, o executivo aconselha a participar de grupos de discussão online ou presenciais que tratem de temas ligados à carreira; aproveitar todas as atividades extracurriculares que a instituição oferece como “empresa júnior”, laboratórios e atendimento à comunidade, entre outras; atuar como voluntário, que traz experiência pessoal e incrementa o currículo; participar de palestras e feiras que abordem temas ligados à área de atuação; conversar com profissionais que já tenham experiência para entender melhor como se comportar no trabalho e como será a rotina.


 

 

Fonte: G1, 09 de novembro de 2012


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br