Imprimir PDF

Polícia prende jornalista que denunciou gregos com supostas contas na Suíça

A polícia da Grécia prendeu neste domingo o jornalista Kostas Vaxevanis por violação de privacidade após ter publicado uma lista com os nomes de 2 mil gregos que mantêm contas bancárias na Suíça e são suspeitos de sonegação de impostos.


Os correntistas em questão teriam usado suas contas no banco HSBC para depositar recursos provenientes do crime de evasão fiscal.



A francesa atualmente chefia o FMI (Fundo Monetário Internacional).Vaxevanis diz que a lista publicada é a mesma entregue pela então ministra das Finanças da França Christine Lagarde ao seu colega grego, o que levou a imprensa internacional a chamar o documento de "lista Lagarde".


A lista, que inclui figuras de destaque na Grécia, foi originalmente "vazada" por um funcionário do HSBC e então repassada ao governo grego por Lagarde anos atrás.


Desde então, vários governos gregos têm sido acusados de tentar evitar que o documento viesse à tona.


"Ao invés de prender os sonegadores de impostos e ministros que tinham a lista em suas mãos, eles estão tentando prender a verdade e a liberdade da imprensa", disse o repórter.


Ele deve aparecer diante de um tribunal grego na segunda-feira para responder às acusações feitas após a publicação da reportagem em sua revista Hot Doc.


"O promotor emitiu um mandado para a prisão preventiva de Vaxevanis porque ele publicou uma lista de nomes sem permissão e violou a lei de informações pessoais. Não há provas de que as pessoas ou empresas incluídas na lista tenham violado a lei. Não há provas de que eles violaram a lei de sonegação de impostos ou lavagem de dinheiro", disse um policial à agência de notícias Reuters.


Acredita-se que a lista inclua nomes de políticos, empresários e outros, o que deixou grande parte da população furiosa, justamente em um momento de alta insatisfação popular em meio a cortes orçamentários e aumento de impostos devido à crise, diz o analista da BBC em Atenas, Mark Lowen.


O assunto deu novo vigor às suspeitas de que a sonegação de impostos continua em pleno vapor na Grécia e que o governo não se esforça para coibí-la, mesmo em meio à recessão e sucessivos pacotes de ajuda financeira concedidos pela União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu.


Fonte: BBC, 29 de outubro de 2012

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br