Imprimir PDF

FMI deve reduzir previsão de crescimento mundial, diz Lagarde

O próximo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser divulgado em outubro, deve mostrar uma piora nas perspectivas de crescimento da economia mundial, apontou nesta segunda-feira (24) a diretora do fundo, Christine Lagarde. O último relatório, divulgado em julho, previa uma alta de 3,5% no PIB mundial em 2012.


“Nós continuamos a projetar uma recuperação gradual, mas o crescimento global deverá ser mais fraco do que havíamos antecipado em julho”, afirmou, segundo discurso prévio à reunião anual do fundo, que acontecerá em Tóquio.


Segundo Lagarde, um “número de fatores” está pesando sobre a economia global. “No centro de todos eles, está o elemento de incerteza; incerteza sobre se os políticos serão capazes cumprir suas promessas”. “Nós precisamos que os tomadores de decisão tomem atitudes”, apontou.


A diretora do FMI afirmou que a Europa “obviamente” se mantém no epicentro da crise, e é onde são necessárias ações mais urgentes. De acordo com ela, não há alternativas senão colocar “de volta nos trilhos” as reformas estruturais e os ajustes fiscais.


Os Estados Unidos, apontou, são outro “grande risco”, devido ao chamado “penhasco fiscal” – mecanismo de cortes automáticos de gastos públicos e o fim de isenções de impostos de grande porte que entrará em vigor automaticamente em janeiro, caso um orçamento não seja aprovado antes. Esse mecanismo, segundo Lagarde, reduzirá o crescimento do país em até 2%.


Mercados emergentes


Os mercados emergentes – que foram uma “luz na escuridão quando a crise chegou” – não estão mais à margem do problema, segundo a diretora do FMI. “Depois de vários anos de forte crescimento, essa dinâmica está mudando”, apontou.


“Os grandes mercados emergentes estão desacelerando. Eles precisam tomar ações para se posicionar como os líderes do crescimento global no futuro. O foco deve ser em conter vulnerabilidades – sejam elas domésticas ou externas”.


Fonte: G1, 25 de setembro de 2012

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br