Imprimir PDF

China quer ser reconhecida como economia de mercado pela UE

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu nesta quinta-feira à União Europeia (UE) que reconheça o país como economia de mercado, no início em Bruxelas da 15ª reunião UE-China.


O chefe de Governo chinês lamentou o fato dos europeus não reconhecerem o país como "economia de mercado", um status com o qual a segunda potência econômica mundial poderia eliminar algumas barreiras comerciais impostas por concorrência desleal ("dumping").


De acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), na qual a China ingressou em 2001, o país asiático deve receber o status completo de economia de mercado em 2016.


Mas Bruxelas aumentou as taxas de importação de alguns produtos fabricados na China, depois de acusar o país de vendê-los abaixo do preço de mercado.


A reunião de cúpula anual UE-China acontece em um contexto de tensão, com a esperança dos europeus de que Pequim ajude o bloco a sair de uma prolongada crises da dívida, poucas semanas antes da chegada ao poder de uma nova geração de dirigentes no país comunista.


Wen Jiabao também pediu o fim do embargo sobre as vendas de armas.


"Francamente, lamento profundamente a manutenção do embargo sobre a venda de armas", disse Wen diante dos presidentes da UE, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.


O embargo sobre a venda de armas foi imposto contra Pequim depois da violenta repressão das manifestações por democracia na Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial) de Pequim em junho de 1989.


 

Fonte: G1, 20 de setembro de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br