Imprimir PDF

Confederação de químicos da CUT tem mulher no comando pela primeira vez

 


Confederação de químicos da CUT tem mulher no comando pela primeira vez



Pela primeira vez uma mulher chega ao comando da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ/CUT), criada há 20 anos. Lucineide Varjão deixa a Secretaria de Política Sindical da entidade e assume a coordenação geral da entidade no lugar de Antenor Eiji Nakamura, o Kazú, que pediu afastamento. A decisão foi tomada na semana passada, na reunião nacional da categoria, em Cajamar (SP). "Eu sei que a grande responsabilidade deste momento é organizar o ramo e lutar pelo reconhecimento formal da CNQ. Além disso, temos a tarefa colocar em prática as resoluções aprovadas no congresso nacional da CUT (Concut, realizado entre 9 e 13 deste mês, em São Paulo)”, disse a dirigente.

Segundo Lucineide, o desafio de coordenar a CNQ neste momento é muito grande, pois grande parte das campanhas salariais do ramo se dá neste semestre. "O balanço das campanhas salariais do primeiro semestre foi muito positivo, e, portanto, temos de continuar neste crescente garantindo ganhos reais aos trabalhadores e não aceitando, em nenhuma hipótese, a redução de qualquer direito.”

A dirigente destacou a importância da articulação da CUT com as estruturas verticais nos seus diferentes ramos e defendeu a adequação do plano de lutas da CNQ às deliberações do Concut. Lucineide espera contar com a direção nacional da confederação para, entre outros desafios, organizar o próximo congresso nacional da entidade, nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2013, em local ainda a ser definido.

 

 

FONTE: Rede Brasil Atual, 31 de julho de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br