Imprimir PDF

UFPR dá prazo até quinta para desocupação de Reitoria

Os estudantes que ocupam há duas semanas a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm até amanhã para desocuparem as instalações. Em nota divulgada ontem, a instituição diz que não negocia com os alunos até que eles  deixem a Reitoria. Ainda na nota, a UFPR diz que os alunos “serão responsabilizados individualmente pelos prejuízos causados pela ocupação”. De acordo com a universidade, a ocupação, promovida por “uma minoria de alunos e ex-alunos”, põe em risco o pagamento de salários aos servidores e de bolsas aos alunos, além de comprometer a aquisição de alimentos e remédios para a Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
“A Comissão de Negociação (da UFPR) faz um apelo ao bom-senso, ao direito e dever de todos e pede que a desocupação ocorra até quinta-feira para que a universidade possa honrar os compromissos”, diz a nota, que reitera a posição da Reitoria de não retomar a negociação enquanto o prédio estiver ocupado.


Ainda conforme a nota da UFPR, os alunos que estão no prédio da Reitoria não representam a comunidade estudantil da UFPR. Um integrante do Diretório Central dos Estudantes afirmou na reunião que a ocupação foi um movimento precipitado e que deslegitimou a unidade. Até os integrantes do DCE estão impedidos de entrar no prédio. Representantes dos estudantes e a Reitoria voltam a se reunir amanhã.
Uma aluna do curso de ciências biológicas que participa da ocupação, disse à Agência Brasil que o os alunos estão dispostos a negociar, e que a intransigência está do lado dos representantes da Reitoria. “Não fomos nós que rompemos o diálogo. O ultimato (da Reitoria) nada mais é do que uma tentativa de criminalizar a ocupação”, disse. “Temos uma comissão de ética que analisa os pedidos urgentes, já liberamos processos de medicamentos e becas para formaturas, por exemplo. Estamos dispostos a ser mais flexíveis”, completou.
Professores — A greve dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), completou dois meses ontem. Hoje, a categoria realiza um grande ato público em Brasília. Amanhã devem ocorrer assembleias em todo o País para analisar a proposta do governo oferecida na última sexta-feira.

 

 

FONTE: Bem Paraná, 18 de julho de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br