Imprimir PDF

Sindicato paraguaio protesta contra demissões em Itaipu

Publicamos aqui o manifesto do Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional (SEPEIB), no qual pede o apoio em sua defesa às “garantias das liberdades de pensamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Entidade Binacional”. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Manifesto à opinião pública nacional e internacional


Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional (SEPEIB), lado paraguaio, denuncia o seguinte:

A demissão massiva de empregados e associados de dito sindicato da Itaipu Binacional por perseguições ideológicas e políticas pelo atual diretor-geral paraguaio, Franklin Boccia, que manifestou ter recebido uma lista de demissões da presidência da República do Paraguai.

As declarações de Alejandrino Garay, secretário-geral do sindicato STEIBI, que, em vez de se solidarizar com a classe trabalhadora, instou publicamente a uma perseguição ideológica chamando as autoridades "a demitir esquerdistas". Expressando no jornal La Nación do dia 5 de julho de 2012 que "todos os esquerdistas da era Lugodevem ser incluídos nesse corte".

As notificações de demissões aos empregados carecem de validade jurídica, já que estas não contam com as especificações das resoluções as quais as normas de Recursos Humanos obedecem, e em nome da Itaipu Binacional afirmam a rescisão do contrato e que "a liquidação final de bens correspondentes estará disponível na Direção Financeira o mais breve possível", violando as leis trabalhistas sobre o pagamento de liquidação.

Portanto, exigimos que o Conselho Administrativo, diretores e gerentes de ambas as margens da Itaipu Binacionaltomem as medidas imediatas perante tal perseguição política e ideológica, a reincorporação dos empregados afetados e o fim das demissões fomentadas pelo "novo governo" de Federico Franco, que atenta contra os Direitos Humanos mencionados no Artigo 25 da Constituição Nacional Paraguaia, que garante a pluralidade ideológica de todo cidadão.

Convocamos a solidariedade de todos os sindicatos nacionais e internacionais para acompanhar a nossa urgente demanda de resguardo para as garantias das liberdades de pensamento dos trabalhadores e trabalhadoras daEntidade Binacional.

Viva a classe trabalhadora! Viva o Paraguai, livre e democrático!

SEPEIB
Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional
Cidade do Leste – Paraguai

Av.  Gral. Garay e/ Rgto. San Martín. Edif. El Mensú. Sala  201.
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefones: 0973.515847 – 0983.681943 – 0971.293190

Pedro Espinoza
Secretário-geral
Tel. 595-983-401433

Gabriel Zorrilla
Secretário-geral adjunto
Tel. 595-981-420495

Augusto Gernoffer
Secretário-geral adjunto


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br