Imprimir PDF

Governo cogita impor idade mínima para a aposentadoria

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, informou nesta terça-feira (03) que o governo tem uma possível solução para os problemas nas contas da pasta: impor uma idade mínima para a aposentadoria de novos segurados que entrarem no mercado de trabalho.

Garibaldi argumenta que poucos países do mundo nãoo possuem uma idade mínima de aposentadoria, como Irã, Equador e Grécia. 

"O governo considera que idade mínima, para novos segurados, poderia ser solução, mas há resistências grandes dentro do Congresso e por parte das centrais sindicais. Não está decidido nada", declarou ele.

Atualmente, vale a regra do fator previdenciário, cuja substituição o governo aceita negociar. O fator é uma fórmula criada em 1999 e que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do brasileiro para o cálculo do valor da aposentadoria. Entre outras coisas, o instrumento visa reduzir o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, no caso das mulheres.

A mudança seria feita apenas após eventuais alterações nas regras de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode ser a solução para as contas da pasta.

 

 

FONTE: Bem Paraná, 04 de julho de 2012


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br